O curso forma o profissional para trabalhar no gerenciamento dos processos na área da saúde, envolvendo a gestão de pessoas, materiais e equipamentos. Pode organizar e controlar compras e custos, acompanhar e supervisionar contratos e convênios.

As disciplinas capacitam o profissional para identificar e compreender a evolução do sistema de saúde. Também habilitam a desenvolver, inovar, aplicar processos sistemáticos, diagnosticar e solucionar problemas técnico-administrativos nas instituições hospitalares e de saúde.

Perfil Profissional após a conclusão

Gerencia processos de trabalho, sistemas de informação, recursos humanos, recursos materiais e financeiros em saúde. Coordena o planejamento estratégico das instituições de saúde. Organiza fluxos de trabalho e informações. Estabelece mecanismos de controle de compras e custos. Estrutura áreas de apoio e logística hospitalar. Supervisiona contratos e convênios. Gerencia a qualidade dos serviços e os indicadores de desempenho na gestão de organizações de saúde. Desenvolve programas de ampliação e avaliação de tecnologias em saúde. Vistoria, avalia e elabora parecer técnico em sua área de formação.

O gestor hospitalar é contratado por todos os tipos de organização no setor: de instituições hospitalares a órgãos governamentais. Além de entender da área médica, esse profissional deve conhecer as atividades básicas de administração, marketing, contabilidade e os serviços de saúde, como acreditação e legislação.
Além dos hospitais, laboratórios de análises clínicas, policlínicas e casas de saúde para idosos são os locais que mais contratam esse profissional. As empresas de seguro hospitalar, por sua vez, procuram o gestor hospitalar para atuar na venda dos planos. Há um mercado em ascensão na indústria farmacêutica e oportunidades para os que tenha m conhecimentos sólidos em informática para atuar na informatização da gestão dos serviços de saúde.

Campo de Atuação

Clínicas, hospitais, laboratórios, serviços de diagnóstico e outras empresas prestadoras de serviço em saúde.
Empresas de serviços de apoio e logística hospitalar.
Empresas operadoras de serviços de saúde e cooperativas de saúde.
Empresas que comercializam insumos médico-hospitalares.
Institutos e Centros de Pesquisa.
Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Faça o download da grade curricular do curso
Normas Legais
Autorização
  • Portaria da Faculdade 1.394 de 14 de novembro de 2008
  • Portaria do Curso de Gestão Hospitalar: Portaria  nº 14,  de 08 de janeiro de 2018.

O curso

Habilitação/Modalidade: Tecnólogo
Curso Presencial
Carga Horária: horas
Vagas: 50 Noturno/Matutino

Depoimentos

TOP
Iniciar Chat
Olá, como podemos lhe ajudar? Converse conosco clique em Iniciar Chat!