O Tecnólogo em Segurança no Trabalho planeja, implanta, gerencia e controla os sistemas de segurança laboral. Compõe equipes multidisciplinares em instituições, como membro do sistema de saúde e segurança no trabalho. Desempenha atividades de vistoria, perícia, avaliação e emissão de pareceres sobre a qualidade dos diversos processos e condições de trabalho, bem como, pesquisa e aplicação tecnológica. Sua atuação visa à qualidade de vida dos trabalhadores e do meio ambiente, por meio da promoção da saúde, prevenção de acidentes, doenças do trabalho e acidentes industriais com impacto sobre os ecossistemas.

Perfil Profissional após conclusão

Implanta, gerencia e controla os sistemas de segurança laboral. Fiscaliza e avalia condições de trabalho. Coordena equipes multidisciplinares em atividades preventivas. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Tecnólogo em Segurança do Trabalho é reconhecido por Lei?

A profissão pode ser nova, mas já tem CBO (Código Brasileiro de Ocupações) aprovado no MTE (Ministério do Trabalho em Emprego). SST (Tecnólogo em Segurança do Trabalho) é o único curso de tecnologia em nível superior com CBO aprovado no MTE.

Onde um tecnólogo de segurança do trabalho pode trabalhar?

Os Tecnólogos de Segurança do Trabalho podem trabalhar como professores para curso técnico e para faculdades, como o tecnólogo em segurança do trabalho ou como palestrante, profissionais autônomos  dando assessorias na área de segurança do elaborando Laudos, Pareceres ou Perícias Técnicas, Programas etc. Podem Prestar Serviços no TRT’s da sua Região como Perito Judiciais Trabalhistas. Podem Trabalhar como Coordenadores ou gestores de Segurança do Trabalho.

Campos de Atuação

Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria.
Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).
Órgãos públicos.
Institutos e Centros de Pesquisa.
Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente

Faça o download da grade curricular do curso
Normas Legais
Autorização
  • AUTORIZAÇÃO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO Portaria N° 213, de 23 de junho de 2016 – DOU 24/06/16 pg. 93 seção 1

O curso

Habilitação/Modalidade: Tecnólogo
Curso Presencial
Carga Horária: xxx horas
Vagas: 50 Noturno/Matutino

Depoimentos

TOP
Iniciar Chat
Olá, como podemos lhe ajudar? Converse conosco clique em Iniciar Chat!