RESUMO: A gestão da saúde implica administrar empreendimentos de saúde, tanto na esfera pública como privada. Avaliar as necessidades da instituição, gerenciar processos e programas, criar e aplicar políticas, garantir o conforto e a segurança dos pacientes e gerenciar equipes são algumas das atribuições da área de gestão em saúde. 

 

A especialização Lato Sensu em Gestão em saúde tem duração prevista de 6 a 12 meses. Apresenta conteúdos teóricos e práticos com cenários no laboratório e visita técnica que contempla a avaliação e tratamento.

OBJETIVOS E QUALIFICAÇÕES

O técnico em Gestão da Saúde está apto a desenvolver as seguintes atividades:

Participação no planejamento, avaliação e controle de políticas de saúde.

Gerenciamento de serviços e processos de trabalho em unidades de saúde.

Assessoria em estudos de custo e viabilidade, bem como desenvolvimento de projetos de gestão em saúde. Apoio no tratamento estatístico de indicadores de saúde. Previsão e provisão de estoque, compras e distribuição de material.

Acompanhamento da execução de serviços de terceiros.

O profissional de gestão em saúde de nível superior pode atuar no planejamento, organização e gerenciamento de instituições de saúde públicas e privadas, tais como: hospitais, clínicas, laboratório, casas de repouso, consultórios. A gestão e manutenção de infraestrutura e espaço físico, compra de equipamentos, definição do número de profissionais de saúde necessários, gestão de resíduos e gestão orçamentária estão entre as atribuições desse profissional.

 

Profissionais Graduados na área de Enfermagem e Administração, portadores de diploma de curso superior em instituições legalmente autorizadas pelo MEC e em cursos reconhecidos conforme a legislação vigente.

Módulo I

Organização do Sistema de saúde no Brasil.

Sistema Único de Saúde: desenho institucional, gestão, fóruns de pactuação e organização; Rede assistencial no SUS: atenção primária, média e alta complexidade; Setor suplementar da saúde (planos e seguros privados)

Gestão do SUS; -Legislação do SUS: NOBs; NOAs; Pacto pela saúde; Instrumentos de gestão no SUS: Planos de saúde, Plano Diretor Regional, Programação Pactuada Integrada;

Módulo II

Fóruns de pactuação no SUS; Regulação no SUS;
Sistema de informação gerencial (SIG), Operacionalização de Indicador na Gestão (PMAQ-AB) e avaliação no SUS ;
Financiamento da política e do sistema de saúde: responsabilidades por níveis de governo, fontes de receita, fundos de saúde, transferências intergovernamentais, custeio e gastos dos serviços de saúde.

 

TCC

Investimento


Valor Prazo: R$ 300,00 + 12 x R$ 299,00

Depoimentos

TOP
Iniciar Chat
Olá, como podemos lhe ajudar? Converse conosco clique em Iniciar Chat!