O Curso de Metodologia do Ensino de Matemática apresenta-se como uma possibilidade de formação continuada de professores que buscam contemplar as atuais tendências no processo de ensino, aprendizagem, pesquisa e avaliação dessas áreas de conhecimento. Procura igualmente aprofundar temáticas específicas do desenvolvimento de cada uma dessas áreas, de modo a contribuir para a compreensão e o desenvolvimento do conhecimento científico em Matemática, associados a aspectos didático-metodológicos próprios ao contexto escolar do ensino fundamental e médio.
Por meio do desenvolvimento das diferentes disciplinas que compõem o curso, pretende-se desenvolver competências que favoreçam a criatividade e a autonomia dos professores de Matemática e Física, contribuindo para a construção de novos saberes docentes. Nesse contexto, são exploradas situações que procuram enfatizar mais a compreensão significativa de conceitos, procedimentos e atitudes favoráveis ao ensino dessas disciplinas do que a simples aplicação de fórmulas ou algoritmos.
- Metodologia da Pesquisa Científica
- Didática do Ensino Superior
- Ética e Diversidade
- Políticas Públicas: Teoria, Prática e Perspectivas
- Planejamento e Gestão de Carreira
- Fundamentos Matemáticos
- Estatística Aplicada
- Aplicação e Gestão de Projetos em Matemática